Terminologia
- Alfardon
-
Azulejo de pavimento, de formato hexagonal, alongado, usado em combinação com losetas quadradas. [nota]
Não produzimos.
- Amostra
-
Muito embora qualquer peça que tenhamos em mostruário seja uma amostra, geralmente designamos amostras às peças que servem
de ensaios para afinação de cores, tons, motivos ou padrões e que são apresentadas ao cliente para apreciação ou ajuda à
decisão na sua escolha.
- Azulejo
-
Objecto achatado de argila cozida, usado no chão ou mais frequentemente em paredes de edifícios ou construções, normalmente
vidrado, conferindo‑lhe uma superfície impermeável e permitindo que na sua decoração se usem cores e motivos decorativos.
// Designação genérica para uma pastilha plana em cerâmica com revestimento de vidro e eventualmente um
motivo decorativo.
- Azulejo recortado
-
[ver Azulejo, ver Painel recortado]
Azulejo que na sua forma final apresenta em pelo menos um dos seus lados um recorte ou contorno recortado; Normalmente é
parte, eventualmente em conjunto com outros azulejos recortados, de um painel recortado. Mediante esta técnica consegue‑se,
em algumas circunstancias, enaltecer o aspecto estético de um painel, outra aplicação possível será em lambrins recortados,
em escadarias ou quando o local de aplicação apresente contornos, saliências ou obstáculos à colocação do azulejo na sua
forma integral.
- Barro
-
[ou Argila] Matéria prima utilizada na produção da chacota, poderá apresentar vários tonalidades
de cor variando entre a cor branca e vermelha.
- Bordadura
-
[ou Friso] Barra, cercadura ou filete, decorada normalmente num motivo padrão ou repetitivo,
em redor do motivo principal de um painel ou do perímetro de uma peça.
- Canto
-
[ver Faixa] Azulejo geralmente de forma quadrada, contendo motivo ou padrão
confinante ou concordante com o motivo do friso ou faixa a que pertence e que é usado em conjunto com esta para formar a
bordadura.
- Chacota
-
[ou Biscoito] Objecto ou artefacto produzido unicamente em material cerâmico. Este objecto
em cerâmica, dependendo da matéria prima de que é composto, foi sujeito a cozedura ao ar livre e sob a acção da incidência
solar ou a cozedura em forno a temperaturas que poderão atingir os 980º (centígrados) e apresenta a forma definitiva da
peça (o corpo). [nota] Algumas peças de loiça o biscoito é sujeito a temperaturas entre 1150º e 1250º (centígrados).
[nota] No caso das porcelanas, material com que não trabalhamos, o biscoito é sujeito a 1250º (centígrados).
[nota] Sobre a chacota são posteriormente aplicados outros materiais e esta é novamente sujeita a elevadas
temperaturas obtendo‑se a peça final: decorada e vidrada.
- Chacota de azulejo industrial
-
[ver Chacota] Chacota executada industrialmente. Apresenta‑se uniforme
e com grande rigor de acabamento. Por ser produzida por meios mecanizados é substancialmente mais económica e consequentemente
a mais utilizada. Não confundir o processo de execução da chacota com o processo de pintura, todas as nossas peças são pintadas
à mão.
- Chacota de azulejo manual
-
Chacota executada manualmente. Apresenta formas irregulares eventualmente pequenas imperfeições ou alteração nas dimensões
e é eventualmente mais espessa que a normal chacota de azulejo industrial; não interpretar imperfeições como material menos
nobre, pelo contrário este é o material mais caro! e a sua utilização está normalmente associada à execução de obras com
motivos antigos ou necessariamente no restauro de obras antigas. É a base ideal para produzir obras de motivos rústicos
ou estilo século XVII ou XVIII.
- Cozedura
-
[ou Cozedura em forno; ver Fornada] Designação corrente
do processo de cozedura das peças de cerâmica em forno e a elevadas temperaturas; Processo que decorre por várias horas,
numa primeira etapa todo o material no interior do forno é elevado de forma controlada a temperaturas que normalmente ultrapassam
os 1000º (centigrados), numa segunda etapa procede‑se de forma lenta e controlada ao arrefecimento das peças que se
encontram no interior do mesmo. [nota] Até se obter uma peça no seu estado final a mesma é normalmente sujeita
várias vezes a cozedura.
- Cru
-
[ou Verde, ou Objecto cru, ou Peça crua, ou Chacota crua;
ver Chacota] Peça cerâmica que ainda não foi sujeita a cozedura. // Vidro
em cru [ver Vitrificação] Vidro que ainda
não foi sujeito a cozedura em forno.
- Estampilha
-
[ou Estampado; ver Faixa] Processo de decoração das peças,
de execução manual, consistindo na pintura ou aplicação de pigmentos sobre a superfície vidrada das mesmas, através de máscaras
ou estampilhas; Este processo é normalmente usado na decoração com carácter repetitivo.
- Faixa
-
[ou Friso, ou Barra] Azulejo geralmente de forma rectangular, contendo
um motivo padrão ou formando um padrão conjuntamente com uma série finita de outras faixas. [nota] A utilização
repetitiva ou seriada destes padrões ou faixas permite por exemplo formar uma bordadura ou implementar uma banda decorativa
numa parede revestida de azulejos.
- Figura avulsa
-
[ou Azulejo de figura avulsa] Azulejo de motivo isolado (de influência holandesa), podendo
representar uma figura humana, um animal ou uma flor, entre outras.
- Fornada
-
Nossa designação para todo o conteúdo depositado no forno. // Pode designar ainda o acto da própria cozedura
em forno.
- Friso
-
[ou Faixa, ou Barra; ver Faixa]
- Grinalda
-
[ou Festão] Grinalda de flores ou de frutos, suspensa ou presa pelas duas pontas. // Pêndulo
Grinalda de flores ou de frutos, suspensa ou presa pela ponta superior.
- Grotescos
-
Motivos decorativos variados, em geral interligados, inspirados nos ornatos usados na arte romana, recriados em Itália a
partir do Renascimento e difundidos através de composições flamengas maneiristas. [nota] Em Portugal esta decoração
foi usada nos séculos XVI e XVII.
- Lambrilha
-
[ou Loseta] Azulejo quadrado, de dimensões reduzidas e utilizado em pavimentos combinado designadamente
com tijoleiras ou alfardons.
- Lambrim
-
[ou Silhar, ou Alizar] Decoração de azulejos que reveste a parte inferior
de uma parede, normalmente não ultrapassando a metade da sua altura.
- Loiça
-
[ou Louça] Peças em cerâmica e decoradas com fim meramente decorativo ou de utilidade funcional
designadamente travessas, terrinas, porta jóias, cinzeiros, base de copos, argola de guardanapos entre outros.
- Loiça de casa de banho
-
[ou Louça de casa de banho] Peças acessórias ou de utilidade funcional em cerâmica e decoradas
para casas de banho, designadamente lavatórios, saboneteiras, suportes para papel ou suportes para piassaba entre outros.
- Maqueta
-
Estudo em escala de redução, normalmente executado sobre papel em aguarela, pastel ou tinta da china. Quando a obra o justifica,
e o cliente delega nos nossos artistas uma solução ou soluções para a sua pretensão, esta será provavelmente a melhor forma
de lhe ser transmitido como ficará o trabalho final.
- Meia esquadria
-
[ou Azulejo a meia esquadria] Forma de assentar ou colocar os azulejos pela qual as faces
ou lados destes formam 45º com o plano horizontal ou chão.
- Miolo
-
Motivo decorativo de um painel excluindo a bordadura; Motivo ou tema principal.
- Padrão
-
Composição seriada de repetição superficial, formada por número variável de azulejos. Também designa os motivos individuais
que compõem a decoração de motivos repetitivos ou seriados.
- Painel
-
[ou Painel de azulejo, ou Painel em azulejo; ver
Azulejo] Quadro ou conjunto decorativo de azulejos; Formado normalmente mas não necessariamente por motivo
e bordadura.
- Painel recortado
-
[ver Azulejo recortado] Quadro ou conjunto decorativo de azulejos,
formando um motivo, cujo contorno não é rectilíneo em pelo menos um dos lados. Contém necessariamente azulejos recortados.
Mediante esta técnica é trabalhada não só a decoração do painel em azulejo mas ainda a sua forma mediante modulação dos
contornos do mesmo, enobrecendo a aparência visual da obra.
- Palma
-
[ou Palmeta] Ornato derivado de uma folha recortada e usado na fase final do período barroco.
- Peça
-
[ou Objecto] Nossa designação para todo e qualquer componente individual que produzimos (ex.:
Azulejo, Saboneteira ou um Prato decorativo).
- Porcelana
-
Peça em argila branca cozida em forno à temperatura de 1250º (centígrados). [nota] Não trabalhamos com
porcelana.
- Registo
-
Painel de azulejos com motivo religioso (um ou mais santos), colocado nas fachadas de prédios e destinado a invocar a protecção
da casa.
- Retocar
-
[ou Retoque] Por vezes o trabalho não corre bem e surge o inesperado ou então observa‑se
a consequência da reacção natural entre as substancias quando sujeitas a altas temperaturas, e a peça apresenta ligeiras
imperfeições ou ainda não apresenta o estado final pretendido, nessa circunstancia, inesperada ou própria do processo de
produção, a decoração da peça terá que ser retocada , ou seja aperfeiçoada. [nota] Após este processo a peça
terá que ser novamente sujeita a cozedura.
- Rodapé
-
[ou Soco] Parte inferior das decorações de azulejos, ou aplicação isolada de azulejos, com
altura reduzida, na parte inferior das paredes.
- Sanefa
-
[ou Sobre janelas, ou Sobre portas] Painel decorativo de azulejos enquadrando
a parte superior de um vão.
- Tapete
-
Revestimento decorativo em azulejo de superfícies consideráveis de parede, com repetição de um ou mais padrões. // Também
designa painel decorativo de azulejos colocado no chão.
- Tinta
-
[ver Vidro] Substância utilizada na decoração ou pigmentação das peças;
normalmente um óxido metálico misturado com água. [nota] Este é o material mais comummente utilizado e a técnica
mais corrente; [nota] É aplicada sobre o vidro ainda em cru. // Motivo executado a tinta
Após o motivo pintado sobre a peça, esta é sujeita a elevadas temperaturas em forno; [nota] em algumas técnicas
as peças têm de ser várias vezes sujeitas a cozedura em forno, sendo que em cada etapa são aplicadas novas camadas de vidros
e/ou tinta.
- Verde
-
[ver Cru]
- Vidrado
-
Capa vítrea de revestimento das peças que se forma por fusão no processo de vitrificação.
- Vidro
-
[ver Tinta] Substância aplicada em camada directamente sobre a chacota;
Normalmente composição de minerais, óxidos de chumbo, óxidos de estanho, sílica ou cristais silícicos entre outros. Quando
sujeita a elevadas temperaturas esta camada sofre um processo de fusão transformando‑se numa camada ou capa vítrea.
[nota] Depois de vidrada e sujeita a eventual pintura ou processo decorativo a peça é sujeita a elevadas temperaturas
em forno de onde resulta a conversão desta camada de substância numa cobertura de vidro. [nota] Existem vidros
transparentes, em várias tonalidades de branco, coloridos ou de efeitos. Todas as nossas peças são vidradas. // Motivo
executado em vidros Existindo vidros com pigmentação e dentro de determinadas limitações, designadamente
inter‑reacções entre os vidros e paleta de cores existentes, é possível obter um motivo decorativo usando unicamente
vidros, esta é no entanto uma técnica mais cara pois obriga a um grande estudo por parte do artista, eventualmente a que
as peças tenham que sofrer várias cozeduras em forno e estamos perante um material menos económico que a tinta e de mais
difícil aplicação; [nota] permite trabalhos excepcionais em motivos modernos ou arte nova.
- Vitrificação
-
Processo de fusão da ou das camadas de vidro aplicadas sobre a chacota e que ocorre a elevadas temperaturas durante a cozedura
em forno.